home

"Vários Bombeiros do Corpo Ativo são galardoados com Distinções Honoríficas instituídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses."

Aug 06 2013
Notícias >>

Em cerimónia realizada no passado dia 4 de agosto decorreu a entrega de medalhas de assiduidade e de dedicação a vários Bombeiros deste Corpo ativo de Bombeiros Voluntários.

Numa cerimónia de grande elevação, a qual contou com a presença do vereador do Município de Castro Daire com o pelouro da Proteção Civil, Eurico Moita, e perante familiares e amigos foram homenageados os Bombeiros com as medalhas de assiduidade dos 5 anos;10 anos;15 anos;20 anos e a medalha de dedicação a Bombeiros com 25 ou mais anos de entrega a esta causa.

A cerimónia iniciou-se com a recepção ás entidades convidadas que receberam as honras em parada da esplendente formatura de mais de meia centena de bombeiros.

No alinhamento da cerimónia,  e já no salão nobre, usou da palavra o Presidente da Direção, Sr. Samuel Garcez para agradecer o empenho a assiduidade, dedicação e modéstia que os bombeiros têm demonstrado ao longo das suas carreiras, no que concerne á proteção das pessoas e seus bens.

Referenciou ainda, que aquela instituição só tem sentido, se for frequentada assiduamente, uma vez que, a proteção e socorro das pessoa e seus bens, não tem hora, nem dia marcados.

Finalizou com uma felicitação especial a todos os homenageados que estiveram presentes, pediu uma salva de palmas para os que,  pelas mais diversas razões, não puderam estar presentes, e afirmou que se estava a lembrar o passado, a celebrar o presente, e com serenidade e confiança a caminhar para o futuro.

Seguidamente usou da palavra o Comandante Dr. Rui Pinto que começou por dizer que era com grande emoção que estava a vivenciar aquele ato de gratidão e reconhecimento, que teria sido emanado por ele e pela direção, com o intuito de agraciar os seus Bombeiros do Corpo Ativo, pela entrega, dedicação e altruísmo que estes têm demonstrado ao longo das suas carreiras.

Referiu que as distinções honoríficas, instituídas pela Liga dos Bombeiros Portugueses e que hoje lhes iriam ser impostas, relacionavam a assiduidade com a dedicação subjacentes á disponibilidade enquanto Bombeiros Voluntários, e que, a partir daquele momento iriam fazer parte das suas vidas, servindo de tónico para as suas memórias, mas também para a memória colectiva.

De seguida lembrou todos os obreiros que souberam e ajudaram a construir aqueles 83 anos de vida e história daquela instituição,  que  devido a processos e procedimentos burocráticos que teriam de ser cumpridos e respeitados, não seriam, naquele momento galardoados, mas que oportunamente seriam agraciados e homenageados pelo seu empenho e dedicação na entrega aquela casa e aquela causa.

Terminou com uma felicitação especial para todos os bombeiros que foram galardoados.

Por fim usou da palavra o vereador do Município de Castro Daire com o pelouro da Proteção Civil, Sr. Eurico Moita, que começou por justificar a ausência do Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Sr. Fernando Carneiro, dizendo que a sua ausência se devia ao fato existirem compromissos inadiáveis assumidos anteriormente.

Referiu que aquele era o momento para  homenagear e valorizar o trabalho que os Bombeiros daquele Corpo Ativo têm  desenvolvido no Concelho, a sua  a prontidão e entrega demonstrada, sempre que se afigurou necessário.

Referiu que estas homenagens promovem a motivação, valorização e provocam sentimentos de realização pessoal para quem as recebe, são os marcos distintos das vossas carreiras de Bombeiros voluntários, pois imortalizam as vossas vivências.

Lembrou o apoio que tem sido prestado pelo Município aquele Corpo de Bombeiros, e que apesar da atual conjuntura económica e financeira, tudo fará para que este se mantenha, uma vez que estas instituições não podem ser esquecidas em momento algum.

Encerrou a cerimónia com uma felicitação , em seu nome e em nome do sr. Presidente do Município de Castro Daire a todos os presentes e em especial, a todos aqueles que ali foram agraciados.

Rui Pinto, Cmdt.